A multidisciplina integrada, é um dos maiores desafios que encontramos nos projetos de infraestrutura urbana. É comum grandes empresas com grandes projetos e com processos tão arcaicos que impactam diretamente num workflow engessado. Independente do porte da empresa ou do tamanho do projeto, não dá para falarmos em BIM, sem antes entendermos a importância dos projetos multidisciplinares.
Quanto tempo você já gastou com revisões de projetos executivos? E conferindo quantitativos? Mas, e se os processos fossem otimizados? E se todas as disciplinas estiverem integradas?
Vamos dar um exemplo clássico. Suponha que você já esteja com o seu projeto de drenagem, esgoto e água, dimensionado. Pavimentação, terraplenagem tudo já com memorial. E você recebe a notícia: "Vamos precisar alterar a implantação"
...
Qual é o seu sentimento?!
Volto a perguntar! Quanto tempo impactaria na entrega dessa revisão, se todas as disciplinas estiverem integradas?
Quanto mais digitalizarmos processos, menos retrabalho teremos! Isso é o começo para o BIM na Infraestrutura.
Outro exemplo pontual: E se mudar uma quadra ou uma rua de lugar, o que isso influenciaria na planilha do seu projeto de água e no quantitativo das peças?
Quanto mais digitalizarmos processos, menos retrabalho teremos
Agora, pense. O modo como eu faço hoje é o mesmo que era feito há 2 ou 5 anos atrás? Talvez você diga: “Mas o que eu faço, é muito mais confiável!” Aí é onde entramos em outra questão, a qual podemos dizer que é um dos maiores desafios para a implantação de novos processos. A famosa quebra de paradigmas. Quanto mais cedo entendermos a necessidade de mudarmos nosso modo pensar e de projetar, menos sofrível será o impacto para a aceitação dessas novas tecnologias. Um exemplo prático, são os VANT's (veículo aéreo não tripulado). Pergunte-se, o que sei sobre essa tecnologia? O quanto isso pode impactar ou melhorar no estudo, desenvolvimento ou até mesmo na entrega dos meus projetos? Se você já pesquisou sobre, e procura estar por dentro das novidades por trás dessa tecnologia, parabéns! Saiba que os produtos gerados através da aerofotogrametria ou perfilamento a laser, estão cada vez mais sendo utilizados e integrados na indústria da engenharia.
Independente de como é seu workflow, ou de como você encara as tecnologias disponíveis, podemos concluir que a inovação é, e sempre será necessária.
E isso será o diferencial para você e sua empresa.
Comments